quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tempo perdido em São Paulo (Vantagens e Desvantagens): Trânsito x Metrô

São Paulo é uma cidade onde geralmente NUNCA trabalhamos próximo de onde moramos e sempre existe o famoso tempo perdido para ir trabalhar. Posso dizer que nos últimos anos sempre perdi bastante tempo no transito, nada comparado a amigos/amigas que demoram 2 horas para chegar ao seu ambiente de trabalho todos os dias, mas próximo de 1 hora sempre foi a minha média (isso quando não fiz home office hehehe).

Algo que reparo e valorizo hoje em dia são minhas idas e vindas para o trabalho de metrô e por que falo isso:

- O tempo para vir é meio que constante, na média 30/35 minutos dentro do metro para cada trecho

- Felizmente meu horário de trabalho é flexivel , geralmente entro as 10:00 e saiu as 19:00 o que me da a opção de pegar o metrô fora do horário de rush, ou seja, 95% das vezes tenho lugar para sentar

- Aproveitamento do "tempo perdido"
Aqui mora a grande diferença entre perder 1 hora de carro vindo trabalhar e 1 hora no metrô pois no carro como citei em outro post voce é escravo da atenção no trânsito, qualquer bobeada voce atropela um motoboy ou bate em algum carro. No metrô como 95% das vezes venho sentado peguei o hábito de ler nele e posso dizer que esta rendendo bastante a leitura (livros técnicos e não técnicos - no momento leio "Os Sete hábitos de pessoas altamente eficazes") e além da aquisição de conhecimento o tempo da viagem fica muito mais "curto" .

Logicamente nem tudo é alegria como posso citar:

- Quando tenho que chegar mais cedo por algum motivo geralmente o metro esta muvucado ao extremo , lata de sardinhas  e eu ainda não tenho o DOM de ler em pé e com aquele empurra-empurra

- Calor - como o metrô não tem ar condicionado quando se está calor na rua e o metro cheio, parece uma SAUNA literalmente aquilo.

- Dias com chuva ir até a estação do metrô não é a melhor coisa do mundo (embora dependendo da chuva SP fica toda alagada e carro é um CAOS.

- Como citei da minha casa até a empresa via metro levo em média 50 minutos, a vantagem é que esse tempo nao varia muito para cima mas em contra partida de carro sem transito a media de casa até nstalker é de 15/20 minutos =).

Como comentei a vários pontos a serem discutidos entre as vantagens e desvantagens do tempo perdido mas atualmente eu estou aproveitando a vantagem do metrô vazio no horário que pego e lendo bons livros e materiais técnicos quando necessário. Num próximo post comentaremos sobre o Metrô em si, curiosidades, competências que reparamos no nosso dia a dia.

E vocês, veem alguma vantagem e desvatagem no meio de locomoção citados ? Deixem seus comentários.

Até a próxima

Rodrigo e Juliana

10 comentários:

  1. Fala Rodrigo!

    Ainda bem que moro e trabalho na Bela Cintra (rsrs), entretanto sofro por causa da poluição, barulho e falta de educação de motoristas. Tudo por causa do TRÂNSITO! :)

    Abraço e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Caraca Mafalda, to quase vendendo meu carro e aderindo a sua campanha... quer comprar ? :)

    ResponderExcluir
  3. Esse caminho do trem tem mais vantagens do que desvantagens, eu diria. Para mim principalmente, já que nao dirijo então é o ideal, Não sei SP mas aqui é tranquilo até os horarios que utilizo o metrô. Exercícios do Ingles e da Facul são feitos no trem, leitura de livros são feitas no trem... isso sem falar no tempo que ganho em relação ao transito, em media 20 minutos a menos de trem... sendo que o trem demora 30... =[

    Mas o mais divertido são as historias que se presencia no metrô... isso é muito engraçado... hahahahahaha
    Ja presenciei de empregada que teve que levar dentadura do chefe pro conserto; uma tia gorda que nao cabia num banco e mesmo assim sentou, ficando no colo de um amigo meu... enfim... segue com o trem... ecologica e economicamente correto

    Abraço à vocês.
    Henrique.

    ResponderExcluir
  4. Fala Minas,

    achei muito legal seu blog. Ja sao alguns anos q nao tenho carro e acho q me adaptei legal. Obvio q voce tem q morar num lugar bem servido de transporte publico. No meu caso os grandes motivos dessa escolha sao, economia, ecologia, menor stress.

    abraco.

    Balao

    ResponderExcluir
  5. Olá! Aqui é a Tati, amiga da Ju lá da Central!
    Nossa, achei essa iniciativa de vocês muito legal. Carro é cômodo (e eu confesso que não vejo a hora de ter esse comodismo) mas sempre penso nessas diferenças entre trânsitoXmetrô e muitas vezes confesso que o metrô ganha em relação ao trânsito.
    No seu caso acho bem mais válido ir de metrô mesmo. Ainda mais que você pode usa-lo em um horário mais tranquilo.
    Adorei o blog e a iniciativa de vocês. To visitando sempre aqui!
    Abraços!!
    Tati

    ResponderExcluir
  6. Espero q vcs consigam manter este habito q nao é facil, alias circular por sp esta cada vez pior.
    Eu tbm sou meio privilegiado d morar na aclimacao e trabalhar na paulista e apesar d poder chegar em 15 min d moto, prefiro gastar 45 min em media lendo.
    Perder p/ ganhar...deixando a moto nao estresso por tentar nao ser assassinado por motoristas incompetentes (99,9% compram a CNH) e leio muito apesar do trecho curto. Voltarei a falar das desvantagens.

    ResponderExcluir
  7. Oi primos queridos!!!!

    Ache super legal essa iniciativa, bem q podemos combinar um passeio a pé por SP no findi do dia 25 qdo saio de Porto Alegre p conhecer minha sobrinha....Se a Pietra deixar eu caminho c vcs no domingo,hehehehe
    Bjão e se cuidem

    ResponderExcluir
  8. Prima, adorei teu comments. Tu estas a mil na internet,hein?! Vamos combinar sim, inclusive no domingo quero levar minha mami e o Olva naquela feirinha. Podia ir junto com a gente =)

    Ah, valeu pelos comentarios de todos, inclusive do meu grande primo Henrique (é nós no gauchao primos!) e minha amiga Tati!
    Abração e se cuidem!

    ResponderExcluir
  9. Existem as vantagens e desvantagens.
    Eu sempre andei de trem e onibus, até que comprei um carro, o tempo em media é qse o mesmo (tirando a droga do transito que so piora), mas a comodidade de um carro não se compara.
    Existem também o lado ruim, antes eu lia muito mais, pois eu tenho o "dom" de ler em pé apertado :D (talvez seja costume).
    O dinheiro gasto no final do mes da quase no mesmo para mim. As vezes tenho saudade de andar de trem, ai pego aqui na frente de casa e pronto :D
    Logo passa a vontade quando chego em St Amaro o lugar apertado :D

    ResponderExcluir
  10. muito bom o site de voces me ajudou muito em fazer meu trabalho. abraços.

    ResponderExcluir