domingo, 29 de março de 2009

Frutas: Feiras x Supermercados

Sei que o blog é para falar na maioria das coisas sobre dificuldades de não ter o carro para o dia a dia mas como também comentamos ele tambem serve para mostrar coisas que paulistanos muitas vezes não percebem ou desconhecem devido a loucura do dia a dia.

Hoje fui (sozinho pois a Juliana está fazendo um cursinho e tendo aula aos sabados de manhã) as compras na feira, na verdade sempre vamos a feira aos sábados (mesmo antes do roubo do carro) que acontece a 3 quarteirões de nossa casa.

Sinceramente não sei qual o hábito da maioria para comprar frutas mas acredito que comprem as frutas no supermercado junto com as coisas do dia a dia durante a "passada rápida" no mesmo, eu mesmo já fiz muito isso, mas como sou do interior sempre curti ir na feira mas nunca tive tempo ou uma próxima a minha casa/apto (agora eu tenho hehehe) .

Geralmente quem é do interior tem a feira aos domingos e é muito comum passar na feira após a balada para comer pastel. Na minha cidade as barracas de pasteis começam a funcionar 2 ou 3 horas da manhã e acredito que "lucravam" muito com isso.

Algo que reparamos, talvez não tenhamos ido em um horário bom ou um bom dia mas abaixo os quesitos preço e qualidade das frutas em alguns supermercados que fomos (antes do roubo hehehe)

- Walmart
As duas vezes que tentamos comprar fruta no wallmart elas estavam péssimas, uma vez a banana estava tão verde que demoraria umas 2 semanas para poder come-las .

- Extra
O extra é um mercado bem movimentado especialmente o da brigadeiro que acredito que seja caminho de muito gente, dai as frutas lá raramente estão boas, isso sem contar nos preços que tambem nao sao dos melhores.

- Pão de Açucar
O pão de açucar é tudo de bom como mercado mas os preços das frutas são extremamente caros. Ótimo mercado para pegar as promoções =)

Porque ir a feira ? Coisas que voce não tem no supermercado.

- Caldo de Cana com Pastel
Não sei se já fizeram isso mas acordar sabado não muito cedo preferencialmente e ir para feira tomar seu café da manhã com um Caldo de Cana + Pastel de sua preferência é MUITO bom as vezes quando não vou a feira pra comprar passo la quando estou caminhando com minha labradora so para encher a pança .

- Contato com pessoas que te "conhecem"
Após 2 ou 3 vezes frequentando a feira as pessoas começam a lembrar de voce especialmente porque temos a prática de adotar certas barracas para as compras. Abaixo alguns exemplos :

* Barraca Queijo Azeitonas Pao Italiano
Chego lá e tem o "nosso amigo" que já vem com aquela azeitona para experimentar, tambem sempre com queijos deliciosos para degustar, muito muito bom!

* Barraca banana
Sempre compramos com o mesmo cara, mal chegados ele já sabe o que sempre pedimos, sempre da umas bananas a mais .

* Barraca frutas gerais e verduras
Essas barracas eu não tenho uma especifica pois os preços variam muito de uma para outra mas na medida do possivel tento comprar nas mesmas.

- Frutas bonitas e "naturais"

- Preços mais baixos
* Se for após o meio dia (12:00) estão sempre fazendo a "queima de estoque"
* O preço é negociável, diferente do supermercado que tem o preço por kg e não existe negociação e choro.
* Muito dos produtos são vendidos por quantidade e não por kilo

Realmente eu recomendo quem nunca foi a feira e possua uma feira próxima a sua casa para ir conhecer o ambiente. Com certeza fará um passeio legal, repará em coisas diferentes que você quando passa no supermercado na volta do trabalho nem olha pro lado de tanta pressa em chegar em casa.

Acorde, vá a feira, coma um pastel com caldo de cana e compre frutas! Você ainda corre o risco de fazer novos "amigos" =)

Até a próxima.

Rodrigo e Juliana

3 comentários:

  1. Fala man!
    A vida nem sempre segue o fluxo que tentamos direcioná-la e não há nada de errado nisso, uma vez que se consiga se adaptar rapidamente a nova realidade. Por um lado ficar sem o carro pode ser complicado, mas por outro você pode viver mais uma das maiores cidades de mundo.
    Eu também estou em situação semelhante depois do meu acidente.. larguei mão do carro e até tava pensando em lançar um blog pra falar exatamente dessa experiência, como vcs estão fazendo.
    Eu gostaria de acrescentar um ítem muito importante que pode até ser uma próximo post: quanto pode-se gastar por semana com transportes públicos e taxis e ainda assim economizar frente ao custo que se tem com o carro?
    Pra se terma idéia, fiz uma conta por cima e cheguei no seguinte: 2.400 (IPVA) + 2000 (Seguro) + 50*52=2400 (1 tanque alcool por semana por ano)/divido por 52 semanas == 130,00 por semana.. sem contar o desgaste do pneu, troca de óleo, manutençoes.
    Tem outros aspectos positivos e negativos do carro e de andar "a pé", lógico. Mas isso é bem pessoal!
    Bom.. me prolonguei demais.. e to até pensando em criar um blog desses também :)
    E vamo que tem muita experiencia pra contar!
    Abraço e fica em paz!
    Leo Cavallari

    ResponderExcluir
  2. Caaaaaaaaaaras, esse lance de ir a feira, literalmente nao tem preço. Lembro-me quando morava num bairro aqui da ZNorte de Sao Paulo e la tinha feira de sexta...eu acordava as 3 da manha, pois morava exatamente na rua da feira. E nao me importava com isso, pois nada se compara aos pasteis, as frutas e o tratamento dado pelos feirantes hehehe. Hoje, quando consigo acordar antes das 13h, procuro dar uma passada pela feira para matar a saudade. hehehe Vida longa a feira, as frutas de otima qualidade e preços :)

    ResponderExcluir
  3. Eu desisti de ir a feira. Eu moro sozinha, e todo dia tinha que ouvir a mesma coisa "quantos kilos?" "Quantas dúzias?" Prefiro ir no supermercado, compro três maças, três peras, dois mamões, 1/4 de melancia... ganho em variedade e não preciso jogar nada fora no proximo fim de semana...

    ResponderExcluir